terça-feira, 27 de julho de 2010

Praia Shopping Musical - Mês de Dezembro, dá início a uma série de apresentações de músicos locais com os "Melhores Show do Ano".


Michelle Lima se apresenta no dia:
15/12/2010 (quarta-feira) com o
Show "Sobre Todas as Coisas"
Foto: Maximum Studio

Muito

Edição de quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 
Trinta e uma estrelas potiguares
Praia Shopping Musical dá início, hoje, a uma série de apresentações de músicos locais
Sérgio Vilar // mailto:sergiovilar.rn@dabr.com.br



OPraia Shopping Musical inicia hoje uma maratona de apresentações de artistas potiguares. Serão 31 shows gratuitos até o fim do ano, todos os dias. Foram convidados músicos e compositores de destaque do projeto em 2010. A temporada abre com o show O Trem, da compositora e intérprete Khrystal, às 20h30. E segue com músicos selecionados pela curadoria do produtor José Dias, responsável pelo projeto há quatro anos ininterruptos e já próximo de completar a marca de dois mil shows.


O grupo Meirinhos do Forró levará ao público os clássicos do estilo tipicamente nordestino na próxima segunda-feira Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press.
Em uma cidade de cultura renegada e projetos musicais efêmeros (a lembrar o Poticanto, o Pixinguinha, o Som da Mata, etc), o Praia Shopping Musical aparece como referência de solidez e prestígio à música potiguar. Raros foram os shows de artistas de outros Estados. Quando houve foi provocado por questão política. Por exemplo: Cátia de França e Xangai abriram as portas para Khrystal em palcos de João Pessoa. Então, convidamos eles para cantarem aqui. É uma troca. Mas foram pouquíssimas vezes".

José Dias sente orgulho da cria. O mesmo formato foi iniciado no shopping Seaway. "Quando eu estava lá já havia recebido duas propostas para tocar o projeto no Praia Shopping. Quando o Seaway fechou por inadimplência dos lojistas, fui pra lá". E qual seria o formato? Shows gratuitos, diários, com duas horas de duração e de artistas potiguares. "E lá o artista tem liberdade para tocar o que quiser. Quem atender pedido de plateia não toca mais comigo. Não existe isso de cantar parabéns".

O estereótipo de cantor de barzinho sempre solícito ao gosto do cliente foi abolido por Zé Dias. A ideia é valorizar o artista para valorizar o público. E sob esse prisma, alguns talentos potiguares se firmaram pelo palco do Praia Shopping. "Não lancei ninguém. Mas acho que Tânia Soares consolidou sua carreira ali; Camila Masiso pôde fugir um pouco do repertório de barzinho e encontrar o seu estilo próprio e outros artistas encontraram um palco para cantar e mostrar o seu talento. Não é fácil".

Solução?

Outra faceta do projetomusical se deu logo no início. "O Praia Shopping começou a virar antro de prostituição. Meninas de programa vinham atrás dos coroas. Quando implantei o projeto elas foram embora e hoje só vêm famílias assistir aos shows". E qual o segredo? José Dias explica: "Prostituta não gosta nem de Tom Jobim nem de Chico Buarque. Sou doido pra esses conselhos da criança e do adolescente me chamarem pra extirpar a prostituição em Ponta Negra. Eu sei como fazer isso".

Zé Dias conta que o proprietário do Praia Shopping, Edson Matias, foi ao cinema do shopping e se surpreendeu com a movimentação na praça de alimentação. "Foi a única vez que ele veio aqui. Aí foi me cumprimentar e disse: 'Zé, eu gastei mais de 200 mil para reformar essa praça de alimentação para espantar a prostituição e você conseguiu isso com muito menos. Parabéns'. Isso é dos maiores orgulhos que guardo do projeto", ressalta o produtor.

Um outro orgulho relatado foi o de nunca abrir espaço à música sem qualidade. "São quase dois mil shows e nunca tocou aqui axé music, nem no carnaval. Muito menos o forró seboso do Ceará durante o São João". Zé Dias explica que os 2 mil shows completados no mês de abril superam o número de dias em quatro anos. "É que durante o carnaval, por exemplo, eu fiz 40 shows. No São João, no aniversário do shopping, eu faço nessa média", conta.

Turismo em alta

Na alta estação, a frequência de turistas estrangeiros aumenta e o perfil do público no Praia Shopping segue o ritmo do período. "Nessa época o comércio de CDs gravados pelos artistas potiguares que se apresentam no palco do Praia Shopping aumenta. Por quê? Porque o estrangeiro compra mais. E veja que é o palco do projeto gera melhor renda ao estabelecimento, ao artista e ainda possibilita levar a música potiguar para outros países. É maravilhoso isso".

Programação

Abertura do Projeto: 01/12 - Khrystal e o show "O Trem", às 20h30hs

02/12 -  Lene Macedo e o show "Tributo a Carmen Miranda", às 20h30hs

04/12 - Ivando Monte e o show "O Carnaval da MPB", às 21:00hs

05/12 - Antonio de Pádua e o show "Um Olho no Gato e Outro no Peixe", às 20hs

09/12 - Rodolfo Amaral e o show "Choros e Sambas", às 20:30hs

12/12 - Dodora Cardoso e o show "Caicó Também Está no Mapa do Brasil", às 20:00hs

14/12 - O Grupo Nem Choro Nem Vela e o show "Quem Manda Aquí Sou Eu", às 20:00hs

15/12 - Michelle Lima e o show "Sobre Todas as Coisas", às 20:00hs

18/12 - Lucinha Lira e o show "Canto da Lira", às 21:00hs

28/12 - Isaque Galvão e o show "Não Deixe o Samba Morrer", às 20:00hs

Obs.: A programação segue com outros Artistas: 03/12 - Arquivo Vivo, 06/12 - Meirinhos do Forró, 07/12 - Banda Voyage, 08/12 - Leny Caldas, 10/12 - Tânia Soares, 11/12 - Sueldo Soares, 13/12 - Arnaldo Farias, 16/12 - Adrezza Costa, 17/12 - Lis Rosa, 19/12 - Grupo Rosa Trio, 20/12 - As Nordestinas, 22/12 - GMP Trio, 23/12 - Grupo Salada Sonora, 24/12 e 31/12 - Grupo Ilha da Música, 25/12 - Galvão Filho, 26/12 - Macaxeira Jazz, 27/12 - Forró das Brenhas, 29/12 - Dodora Cardoso, 30/12 - Khrystal e Banda.

Nenhum comentário: