sábado, 10 de outubro de 2009

Assembléia comemora os 20 anos da Constituinte do Rio Grande do Norte - 02/10/09

Com o plenário e galerias lotados, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou na manhã desta sexta-feira, 02, todos os constituintes de 1989, concedendo-lhes a Medalha do Mérito Legislativo, em comemoração aos 20 anos da Constituinte Estadual do RN. A sessão solene, realizada no plenário da Casa, foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Robinson Faria.

Antes da sessão, todos ficaram de pé para ouvir o hino nacional, cantado pela artista potiguar MICHELLE LIMA. Depois disso, o deputado Robinson Faria, presidente da AL, falou sobre a contribuição que os deputados constituintes deram para o estado: “Os deputados constituintes, num total de vinte e sete, sendo vinte e quatro titulares e três suplentes, deixaram a marca de seus relevantes serviços gravada na Constituição do Rio Grande do Norte, promulgada no dia 03 de outubro de 1989, oferecendo ao povo potiguar uma Carta moderna e democrática. Vamos aqui resgatar a nossa história. Essa sessão tem o propósito de reviver esse momento mágico. Parabéns aos constituintes e a todos que colaboraram. Hoje a nossa Casa está honrada com a presença de vocês”, disse.

Robinson afirmou que é uma honra estar presidindo o parlamento em um momento tão especial como este: “Me alegra estar aqui presidindo a nossa Casa no momento em que celebramos os 20 anos da Constituição do RN. Quero pedir permissão para homenagear quatro colaboradores que não se encontram aqui no dia de hoje. Dedico esta sessão aos saudosos deputados Arnóbio Abreu, Gastão Mariz, Amaro Marinho e Leônidas Ferreira. Todos foram fundamentais para a elaboração da Carta Estadual”, declarou.

Acompanhado dos deputados Vivaldo Costa e Getulio Rêgo, Robinson em seguida ao seu pronunciamento descerrou a placa em homenagem à José Augusto Bezerra de Menezes e a placa em homenagem a todos os servidores da Casa à época da Constituinte. O ex-deputado Ernani Rosado fez um agradecimento em nome da família de José Augusto: “Me sinto muito honrado em expressar a emoção sentida pela família com esta homenagem. Ele que foi um parlamentar por excelência e uma das figuras mais respeitadas por todos. Seu nome é sinônimo de honradez e lisura. Todos que por aqui passarem sentirão sua presença inspiradora”.

O ex-deputado Paulo de Tarso, representando os colegas parlamentares à época da constituinte, falou da importância de ter participado deste momento: “Quando instalou- se a Constituinte eu já estava aqui há mais de 10 anos, havia sido deputado de oposição, depois líder do governo, portanto transitara por todos os caminhos da atividade política do nosso estado. Quero dizer que nada foi mais gratificante, nem as vitórias eleitorais, nem as derrotas. Nada foi mais importante pra mim, do que participar dos trabalhos da constituinte de 1989. O maior legado que ela deixou foi esse exemplo de espírito público e dedicação”.

Logo após foram entregues as medalhas aos homenageados. A vice-presidente da AL, deputada Márcia Maia, entregou a medalha ao deputado Robinson Faria, que também fez parte da Constituinte.

Ao final da sessão, houve a execução do hino do RN. Além dos já citados, a sessão solene contou com a presença do controlador geral do estado, Jorge Galvão, representando a governadora Wilma de Faria, os senadores Garibaldi Alves e Rosalba Ciarlini, a deputada federal Sandra Rosado, a chefe de gabinete da procuradoria geral do município, Kécia Cirne, representando a prefeita de Natal e demais autoridades, além dos constituintes de 89.

Nenhum comentário: